quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio – Dia nacional da adoção

A adoção é uma medida excepcional e irrevogável que atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes biológicos, salvo os impedimentos matrimoniais.
No Brasil a adoção é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e Lei Nacional de Adoção (Lei Federal nº 12.010/2009).
Os dados atuais sobre adoção no Brasil mostram que há muitas crianças e adolescentes em condições de serem adotados em todos o país. Contudo, pouquíssimas crianças e adolescentes adotáveis se encaixam no perfil de preferência dos pretendentes à adoção.
Assim acontece um desencontro: enquanto a maioria das crianças cresce em abrigos esperando por pais, os pais passam anos à espera de bebês.
Em Chapecó, o Grupo de Estudos e Apoio a Adoção, Criança Feliz, Família Feliz, reúne-se toda segunda semana do mês, na segunda-feira, às 19:00 horas no Mercado Público e todas as pessoas que tenham interesse de obter informações sobre o assunto podem participar das reuniões do grupo, assim como solicitar informações através do email: grupoadocao@gmail.com
É um momento de troca de experiências e aprendizado, onde profissionais de diversas áreas participam para tratar questões relacionadas ao tema “adoção”.