quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio – Dia nacional da adoção

A adoção é uma medida excepcional e irrevogável que atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes biológicos, salvo os impedimentos matrimoniais.
No Brasil a adoção é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e Lei Nacional de Adoção (Lei Federal nº 12.010/2009).
Os dados atuais sobre adoção no Brasil mostram que há muitas crianças e adolescentes em condições de serem adotados em todos o país. Contudo, pouquíssimas crianças e adolescentes adotáveis se encaixam no perfil de preferência dos pretendentes à adoção.
Assim acontece um desencontro: enquanto a maioria das crianças cresce em abrigos esperando por pais, os pais passam anos à espera de bebês.
Em Chapecó, o Grupo de Estudos e Apoio a Adoção, Criança Feliz, Família Feliz, reúne-se toda segunda semana do mês, na segunda-feira, às 19:00 horas no Mercado Público e todas as pessoas que tenham interesse de obter informações sobre o assunto podem participar das reuniões do grupo, assim como solicitar informações através do email: grupoadocao@gmail.com
É um momento de troca de experiências e aprendizado, onde profissionais de diversas áreas participam para tratar questões relacionadas ao tema “adoção”.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ADOÇÃO - Laços de amor

Santa Catarina tem cerca de 1.600 crianças em instituições de acolhimento, muitas aguardando adoção. A maioria, no entanto, tem acima de oito anos, o que contraria o desejo da quase totalidade daqueles que pretendem adotar. Entre os que planejam acolher em seus corações, vidas e lares um filho adotivo, 98% querem uma criança de até três anos.


Este fato foi a grande motivação da Campanha Adoção - Laços de Amor, que foi lançada nesta segunda-feira (23/5), às 9 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizada por uma parceria do Ministério Público de Santa Catarina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça e Poder Legislativo, a mobilização acontecerá até dezembro deste ano com o objetivo de reduzir o número de abrigados em instituições do estado.

A campanha conta histórias reais, mostrando como os laços de amor nascem entre os novos pais e filhos. Grupo de irmãos que encontraram um novo lar, criança com necessidades especiais que fez renascer a alegria na vida da nova mãe são algumas das histórias reveladas pela campanha.
Todas as ações são de estímulo à adoção e pretendem flexibilizar os planos de futuros pais e mães, ampliando seu olhar para crianças mais velhas, para adoção múltipla de irmãos e para os jovens que aguardam ansiosamente sua nova família.


Redação: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa de Santa Catarina