segunda-feira, 22 de julho de 2013

Campanha do MPSC será apresentada na ONU


No dia 24 de julho, a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" será apresentada na convenção mundial da Junior Chamber International (JCI), que ocorre na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O evento tem a participação confirmada do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Um dia antes, a campanha será homologada oficialmente pela Comitê Executivo da JCI, que adotará o projeto em nível internacional. A campanha será apresentada pelo Promotor de Justiça catarinense Affonso Ghizzo Neto, que tem agendadas, ainda, visitas a outras entidades para divulgar a campanha e alinhavar parcerias futuras.

A Junior Chamber International (JCI) é uma associação mundial de jovens de 18 a 40 anos que busca no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades, dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos. A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios. As organizações locais estão espalhadas por mais de 6.000 comunidades. Com assento na ONU, a JCI já desenvolve atividades com base na campanha.

Sobre a campanha


A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" iniciou pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente as crianças e os adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social