quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mondaí: Fiscalização de Produtos de Origem Animal

Entre os dias 29 e 31 deste mês de maio de 2012, foi efetivamente realizada a fiscalização do Programa Estadual de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), nos três municípios que compõem a Comarca (Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste).
O trabalho é continuidade do processo de orientação feito a partir do mês de fevereiro pelo Ministério Público local, por meio de notícia na rádio, ofícios encaminhados às Vigilâncias Sanitárias municipais e às Associações Comercias dos três municípios já citados.
Conforme sustentado anteriormente, o primordial objetivo do Ministério Público e dos demais Órgãos Fiscalizatórios é zelar pela saúde dos consumidores, o que motivou, inicialmente, a campanha de conscientização dos empresários do setor, no sentido de que eles se adaptassem, voluntariamente, às normas que regem o assunto. Todavia, em caso de não atendimento do determinado na legislação de regência, as providências fiscalizatórias poderiam resultar em responsabilização civil e criminal dos autuados, como, de fato, ocorreu.
A Fiscalização teve início pelo município de Mondaí, onde foram inspecionados mais de meia tonelada de carne, com apreensão e inutilização de quase 300 quilos de produto clandestino, além da autuação por exposição de mercadoria vencida, tudo em 6 estabelecimentos. Seguiu-se para Riqueza, onde foram inspecionados quase 60 quilos de carne, com apreensão e inutilização de quase 30 quilos de produto clandestino, além das autuações já citadas, tudo em 8 estabelecimentos. Por fim, em Iporã do Oeste, foram inspecionados, em 8 estabelecimentos, também, quase 60 quilos de carne, com apreensão e inutilização de quase 30 quilos de produto clandestino.
O próximo passo será a análise dos relatórios que serão entregues pelos Órgãos Fiscalizátórios ao Ministério Público, a fim de se verificar a possibilidade de responsabilização dos autuados.
Finalmente, vale dizer que novos episódios de fiscalização podem ocorrer ainda neste ano.
Diante desse quadro e sempre no intuito de conribuir com a melhoria dos serviços públicos, o Ministério Público pretende instar os municípios envolvidos a instituir os serviços obrigatórios de regularização e fiscalização do comércio de produtos de origem animal, que beneficiará os produtores locais, que hoje não têm à disposição os mencionados serviços, de obrigação, principalmente, dos municípios.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arborização urbana é tema de palestra do Ministério Público na Semana do Meio Ambiente de Chapecó

Desde a última segunda-feira, 28/5/12, diversos segmentos da sociedade estão reunidos no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, para participar da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA), dedicada ao tema: "Sustentabilidade e cuidado: um caminho a seguir".

O Ministério Público de Santa Catarina se fez presente no evento, por intermédio da 9a Promotoria de Justiça, com atribuição exclusiva na curadoria do Meio Ambiente, proferindo, na manhã de hoje (30/5/12), palestra no III Seminário de Arborização Urbana, destacando a importância da manutenção e preservação dos espaços verdes urbanos para a sadia qualidade de vida de seus habitantes.

O evento prossegue até a próxima quinta-feira (31/5/12) com a apresentação de "cases" de empresas instaladas no Município que possuem práticas sustentáveis e palestra sobre a importância da Gestão Empresarial Ambiental, além da visitação à Mostra Ambiental.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ministério Público conta com mais 2 (duas) Promotorias de Justiça na região Oeste

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, instalou na última sexta-feira, 25/5/12, 2 (duas) novas Promotorias de Justiça na região oeste de Santa Catarina. 

Durante a manhã foi instalada a 2ª Promotoria de Justiça de Xaxim, e no início da tarde a 2ª Promotoria de Justiça de Maravilha. As duas funcionarão nos fóruns das respectivas comarcas, em espaços especialmente alocados pela Procuradoria-Geral de Justiça, permitindo ao Ministério Público de Santa Catarina atender à demanda da população.

 As novas Promotorias de Justiça foram criadas para acompanhar o crescimento das comarcas e o consequente aumento da procura pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Segundo o Procurador-Geral de Justiça, o Ministério Público tinha um débito com as comunidades de Xaxim e Maravilha em virtude da grande demanda pela atuação dos Promotores de Justiça nas duas comarcas. "Estamos melhorando a estrutura com o objetivo final de agilizar o trabalho e bem atender à sociedade", complementa Marin.
 
A 2ª Promotoria de Justiça de Xaxim atuará nas áreas criminal, de ordem tributária, do juizado especial criminal, da moralidade administrativa e do consumidor, com atribuições relacionadas ao juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, ao controle externo de atividade policial e às execuções penais. Deverá ser ocupada, já a partir de 1º de junho, pela Promotora de Justiça Substituta Diana da Costa Chierighini, aprovada no último concurso.

 A 2ª Promotoria de Justiça de Maravilha atuará nas áreas cível, ambiental, da família e da cidadania. A partir de 1º de junho, ficará sob a responsabilidade da Promotora de Justiça Substituta Ana Elisa Goulart Lorenzetti, também aprovada no último concurso