sábado, 26 de novembro de 2011

Ministério Público confirma no TJSC condenação por crime contra as relações de consumo

CHAPECÓ/TJSC: Três gatos em volta de um porco abatido. Este e outros fatos contrários à higiene esperada de um abatedouro foram os motivos da condenação de Elias Poletto, em Chapecó, oeste catarinense. A 1ª Câmara Criminal do TJ manteve a decisão da 2ª Vara Criminal daquela cidade, que condenou o réu a dois anos de detenção, em regime aberto. A pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e multa de R$ 700 em favor do Conselho de Comunidade de Chapecó.


Segundo relata a peça acusatória, a Vigilância Sanitária do Município se deslocou até a propriedade de Elias para verificar a informação de que, naquela localidade, funcionava um abatedouro clandestino. Ao chegar, os fiscais constataram que o local servia para o abate e depósito de mercadorias. No momento em que entraram no estabelecimento, um porco era carneado. Nas imagens juntadas aos autos, três gatos de pelagem negra passeavam rente ao suíno sem vida e já com as vísceras à mostra. Carnes e salames que seriam comercializados em condições impróprias para o consumo também foram fotografados.

Conforme depoimento dos fiscais, o lugar não possuía nenhuma estrutura física ou higiênico-sanitária para a realização do abate dos animais e depósito de mercadorias, bem como não possuía registro nem licença para funcionar. Inconformado com a condenação, o réu interpôs recurso de apelação com pedido de absolvição, ao argumento de que nos autos não há prova técnica a demonstrar a impropriedade da carne para consumo humano. Defendeu, ainda, que a carne apreendida não era destinada ao comércio, e sim ao consumo de sua família.

Os desembargadores utilizaram-se das palavras do procurador de Justiça Sérgio Antônio Rizelo para sustentar a condenação: “A materialidade delitiva está devidamente comprovada por meio do ofício da Vigilância Sanitária de fl. 09 e pelas fotografias das fls. 10-24, evidenciando-se que a enorme quantidade de carne abatida e mantida em depósito em péssimo estado de conservação era imprópria ao consumo humano e destinava-se à venda”. Para o desembargador Rui Fortes, relator da matéria, desnecessário qualquer laudo técnico para demonstrar as condições precárias e a falta de higiene do local, visto que as fotos juntadas aos autos são claras nesse sentido. A decisão foi unânime. (Apelação Criminal n. 2008.055800-0)

Redação: TJSC

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Novos Promotores assumem a Comarca de Concórdia

Nos meses de outubro e novembro do corrente ano, assumiram como titulares das 1ª e 4ª Promotorias de Justiça da Comarca de Concórdia os Promotores de Justiça Alessandro Rodrigo Argenta e Felipe Prazeres Salum Muller, respectivamente. No mês de dezembro, assumirá a 3ª Promotoria de Justiça de Concórdia, a Promotora de Justiça Roberta Magioli Meirelles. O Promotor de Justiça Alessandro Rodrigo Argenta atuava como titular da vizinha Promotoria de Justiça de Ipumirim. Os Promotores de Justiça Felipe Prazeres Salum Muller e Roberta Magioli Meirelles atuavam, respectivamente, nas Promotorias de Justiça das Comarcas de Orleans e Guaramirim. Os telefones de contato, bem como as atribuições das Promotorias de Justiça, poderão ser obtidos através do site http://www.mp.sc.gov.br/.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TJ confirma condenação por poluição ambiental na suinocultura

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou nesta semana a condenação do suinocultor Ivair Brandalize, da Comarca de Xanxerê, por poluição ambiental.

Conforme registrou o desembargador Carlos Civinski, relator do recurso apresentado pelo réu, ficou comprovada a "existência de inúmeras irregularidades cometidas pelo denunciado no trato dos dejetos produzidos na atividade de suinocultura, tais como o vazamento na tubulação mantida entre pocilga e a esterqueira, além de canalização desta até o rio Passo de Ferraz".

O réu afirmava no recurso não haver provas do crime ambiental. Disse também que não agiu com dolo (intenção). Ambos os argumentos foram afastados pelo TJSC.

A pena aplicada foi de 1 ano e 2 meses de detenção, substituída por 420h de prestação de serviços comunitários.

Processo nº 2010.015285-0

Belém será sede do XIX Congresso Nacional do Ministério Público

Em sua 19ª edição, o Congresso Nacional do Ministério Público reunirá, de 23 a 26 deste mês, em Belém do Pará, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), membros do Ministério Público, promotores e procuradores de Justiça de todo o País para discutir o tema “Amazônia, Direitos Humanos e Sustentabilidade”.

Com o objetivo de identificar qual o verdadeiro papel da instituição para a sociedade, o congresso irá reunir grandes nomes ligados às diversas áreas de atuação do parquet nacional para debater e buscar alternativas e soluções para diversos temas. Entre eles a questão ambiental, que tem ganhado destaque na mídia, devido às grandes enchentes e desmoronamentos em diversas regiões do país e que precisa ser enfrentada de maneira técnica e sistemática pelo Ministério Público.

A questão dos direitos humanos (direitos fundamentais) também será discutida durante o evento já que é função do Ministério Público conscientizar os gestores públicos e a sociedade acerca da imprescindibilidade de se garantir o mínimo existencial. O crime organizado será outro tema que ganhará destaque por exigir uma efetiva atuação do parquet.

Segundo o presidente do congresso Samir Dahás Jorge, o evento servirá como ponto de encontro para que os Membros possam trocar experiências. “Serão quatro dias onde os membros dos ministérios públicos de todo o País poderão receber informações científicas, discutir o futuro da instituição e se confraternizar em uma das regiões mais bonitas e variadas do mundo”, concluiu.

O evento contará com a participação do vice-presidente da República Michel Temer que realizará a conferência magna durante a abertura, além de grandes nomes do direito nacional e internacional como os ministros do Supremo Tribunal Federal Herman Bejamin e Carmem Lúcia além do procurador de justiça de Caltarrinetta na Itália, Roberto Scarpinato.

Serviço: XIX Congresso Nacional do Ministério Público

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Belém-Pará)

Data: 23 a 26 de novembro de 2011

(Fonte: ASCOM)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011



Ministério Público presente na IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Chapecó

Aconteceu no dia de hoje, 21 de novembro de 2011, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos de Crianças e Adolescentes”.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó – CMDCA e pela Fundação da Ação Social de Chapecó – FASC.

A conferência iniciou às 08:00 horas da manhã e compuseram a mesa de autoridades do evento, Vânia Cella Piazza, Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Chapecó, Neila Caramori, primeira dama, representando o Prefeito Municipal José Cláudio Caramori, Itamar Agnoletto, Presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Débora Amorin, Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Gisella Ganzer Vizzotto, Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó, Belenite Frozza, Presidente da Fundação da Ação Social de Chapecó e Gabriela Garbin representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional.


domingo, 20 de novembro de 2011

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM CHAPECÓ

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó - CMDCA estará realizando juntamente com a Fundação da Ação Social de Chapecó - FASC, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no próximo dia 21 de novembro de 2011 -segunda-feira, no período matutino e vespertino, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.