sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tribunal do Júri: homem é condenado pela morte de ex-companheira

XAXIM: A sessão do Tribunal de Júri da Comarca de Xaxim de quinta-feira, dia 27/10, condenou o réu Néri dos Santos pela morte da vítima Tânia Maria de Oliveira, ex-companheira do condenado, a uma pena de 17 anos de reclusão pelo cometimento de homicídio duplamente qualificado (meio cruel e mediante recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima), - artigo 121, § 2º, incisos III e IV do Código Penal, sendo mantinha a segregação cautelar do sentenciado a fim de assegurar a aplicação da lei penal, já que se encontram em local desconhecido, assim como para preservar a ordem pública, em face da sua periculosidade.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina, no dia 19 de novembro de 2007, o sentenciado deslocou-se até a residência da vítima, local em que a encontrou distraída, fazendo os afazeres domésticos, especificamente, lavando roupas, momento em que, de surpresa e de forma que impossibilitou à vítima esboçar qualquer reação, passou a agredi-la, em princípio, tentando asfixiá-la mecanicamente, por meio de esganadura.

Contudo, não alcançando êxito em seu intento criminoso, de posse de uma cadeira, passou a desferir golpes contra a vítima, visando levá-la a morte.

Na ocasião, a vítima logrou ser socorrida por vizinhos, oportunidade em que conseguiu fugir do sentenciado. Contudo, este passou a persegui-la pela rua, e, equipando-se com dois tijolos, puxou-a pelos cabelos, fazendo com que caísse de costas e, em seguida, arremessou um tijolo, atingindo-a na região frontal e parietal direita, ocasionando-lhe traumatismo craniano, que foi a causa eficiente de sua morte.

A sessão foi presidida pela Juíza Surami Juliana dos Santos Heerdt. Atuou pelo MPSC a Promotora de Justiça Fabiana Mara Silva Wagner e a defesa foi feita pelo Advogado Cássio Marocco.


Notícia enviada pela Dra. Fabiana Mara Silva Wagner, Promotora de Justiça na Comarca de Xaxim-SC.