
Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, lembrou aos Membros e Servidores presentes que o Ministério Público é uma instituição cada vez mais exigida e procurada e que também recebe críticas. Apontou ainda que este é o momento de definir o modelo do MPSC desejado para os próximos 10 anos. "É preciso que paremos e reflitamos quais os caminhos a serem trilhados e os instrumentos a serem utilizados para assim atingirmos os resultados almejados. Com o engajamento de todos nós, os frutos virão e serão colhidos por todos, como membros do Ministério Público e integrantes da sociedade", reforçou o Chefe do MPSC.
O processo de construção do Plenajemento Estratégico será coordenado por uma Comissão integrada pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Galvani Alberton; Pelo Secretário-Geral do MPSC, Américo Bigaton; pelos Procuradores de Justiça Gladys Afonso, Vera Lúcia Ferreira Copetti, Paulo Cezar Ramos de Oliveira e Fábio de Souza Trajano; pelos Promotores de Justiça Eliana Volcato Nunes, Fábio Strecker Schmitt e Adalberto Exterkötter; e pelos Servidores Adauto Viccari Júnior, Isabel Cristina Silveira de Sá e Luís Morais Neto.
No evento, o Professor Cristiano Cunha, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - instituição contratada para conduzir o do Planejamento Estratégico -, apresentou como se dará processo de construção.
A ideia é envolver Servidores, Promotores e Procuradores de Justiça no projeto para que o resultado reflita a visão do conjunto de pessoas que formam o Ministério Público. Para isso, haverá reuniões regionais ao longo deste ano e no início de 2012. A equipe da UFSC levantará também informações nas Coordenadorias Administrativas, nos Centros de Apoio Operacionais e junto aos stakeholders do Ministério Público (indivíduos, grupos ou Instituições que afetam ou podem ser afetados pela atividade do MPSC).
No mesmo evento, o Professor Menegatti, palestrante falou sobre as mudanças do mundo atual e sobre a importância do planejamento em gestão pública e do trabalho em equipe. Menegatti explicou que o planejamento deve ter a participação de todos. Veja abaixo o calendário das reuniões regionais:
17/11/2011 = Lages
18/11/2011 = Florianópolis
18/11/2011 = Florianópolis
30/11/2011 = Procuradores de Justiça
01/12/2011 = Joinville
02/12/2011 = CHAPECÓ
08/12/2011 = Blumenau
09/12/2011 = Criciúma
Redação: Comunicação Social MPSC