sábado, 6 de julho de 2013

Investigação do Ministério Público leva à prisão preventiva Delegada de Polícia de São Bento do Sul


A Delegada titular da 21ª Delegacia Regional de Polícia e uma policial civil lotada na mesma repartição foram presas preventivamente na tarde desta quinta-feira (4/7). Um terceiro policial civil foi afastado da função pública. As policiais presas foram encaminhadas para Florianópolis.Os mandados de prisão foram cumpridos com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Joinville - força-tarefa formada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Polícias Civil e Militar. As prisões foram requeridas pelo Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga, em denúncia apresentada na Justiça contra os três policiais e outras oito pessoas, pela prática de 76 crimes, dos quais 65 são crimes de peculato, na modalidade desvio de recursos públicos, ocorridos entre janeiro de 2012 e maio de 2013.
Investigação do MPSC iniciou em abril

No mês de abril de 2013, foram instaurados na 3ª Promotoria de Justiça de São Bento do Sul quatro Procedimentos de Investigação Criminal, sob a presidência do Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga.

O objeto das investigações foram crimes de formação de quadrilha; crimes de peculato desvio, praticados por meio de prestações de serviços de uma oficina mecânica de São Bento do Sul à 21ª Delegacia Regional de Polícia; crime de peculato desvio, que teria sido praticado na aquisição de equipamento eletrônico para a Regional mencionada; crime de estelionato para o recebimento de um seguro; e alguns crimes vinculados à quebra de sigilo de ligações telefônicas com fins não autorizados judicialmente. A Delegada Regional estaria, segundo as investigações, vinculada a todos esses crimes.

De acordo com o Promotor de Justiça, as investigações prosseguiram e foram suficientes para apurar, dentre outros crimes, um complexo esquema fraudulento de apropriação e desvio de recursos públicos oriundos do Convênio de Trânsito de São Bento do Sul, em prol do proprietário de uma oficina mecânica de São Bento do Sul.

Finalizadas as investigações, o Ministério Público ofereceu denúncia contra 11 pessoas. A denúncia foi recebida pelo juízo da 3ª Vara de São Bento do Sul, que decretou a prisão preventiva da Delegada e de uma policial civil lotada na mesma repartição, além de ter havido deferimento do afastamento da função pública um terceiro policial civil, este envolvido com crimes de violação de sigilo de interceptação telefônica praticados em coautoria com a Delegada Regional.

Das prisões cabe recurso e os réus terão direito de defender-se em juízo. A investigação foi capitaneada pelo Ministério Público e teve embasamento no poder de investigação que é atribuído à Instituição.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC