quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hotéis se adaptarão às normas de acessibilidade.

CHAPECÓ: Na manhã deste dia 28 de novembro proprietários de 13 hotéis de Chapecó se reuniram com o Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva para definir as ações necessárias a fim de que toda a rede hoteleira do município se adapte às normas de acessibilidade.

A Lei n° 10.098/00 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Em relação aos hotéis, a preocupação vai desde o acesso ao prédio, altura dos balcões, passando por espaço nos quartos, mobiliário e sinalização.

Até o dia 15 de janeiro, todos os estabelecimentos deverão apresentar projeto completo, elaborado por arquiteto ou engenheiro, onde preveja, caso a caso, as adaptações necessárias, com sugestão de prazo para implementação, a fim de que seja celebrado termo de compromisso de ajustamento de conduta.

O objetivo da Promotoria de Justiça é que os estabelecimentos de Chapecó saiam de uma situação irregular e possam, bem em breve, receber dignamente as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ações semelhantes já estão sendo desenvolvidas em relação a outros setores comerciais, tais como empresas de transporte aéreo e rodoviário.

Notícia enviada pelo Promotor de Justiça Dr. Marcelo Gomes Silva, Curador da Cidadania na Comarca de Chapecó-SC.