sábado, 16 de outubro de 2010

Operação Parlamento

MARAVILHA/CHAPECÓ: A Força-Tarefa da Coordenadoria de Investigações Especiais do Ministério Público do Estado de Santa Catarina – CIE/Chapecó, que no dia 14 (quinta-feira) deflagrou a “Operação Parlamento” e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e outros 5 mandados de prisão temporária na cidade de Maravilha-SC, já ouviu até o momento 10 testemunhas e colheu 2 interrogatórios.

Para hoje, sábado, estão marcados mais 3 interrogatórios, e para a próxima segunda-feira 1 reinterrogatório.

A investigação já soma 30 horas de depoimentos e conta com a participação de 6 Promotores de Justiça, 1 Delegada de Polícia, 1 Capitão PM e outros 5 policiais militares. No dia 14, para cumprimento de todos os mandados judiciais, foram 34 os agentes envolvidos nas tarefas (Promotores de Justiça, Policiais Militares, Policiais Civis e auditores fiscais da receita estadual, alguns vindos das Coordenadorias instaladas em Joinville e Florianópolis).

Durante o cumprimento dos mandados expedidos pelo Juiz de Maravilha, a pedido da Promotoria de Justiça da Comarca, foram apreendidas cerca de 150 documentos, que agora estão sendo analisados e conferidos. Também foram apreendidas 2 armas de fogo.

Os cinco presos - quatro vereadores da cidade de Maravilha, integrantes da Mesa Diretora, e um comerciante - são investigados pela prática de crimes de concussão e corrupção passiva, além de lavagem e ocultação de dinheiro e formação de quadrilha. A investigação iniciou há três meses e apurou a exigência de pagamento indevidos para aprovação de pré-projetos de loteamentos e de outros procedimentos que são submetidos à apreciação à Câmara Municipal.