sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ministério Público reúne lideranças em prol dos indígenas em Chapecó

Na manhã de quarta-feira (14/09), o Ministério Público de Santa Catarina, através da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó reuniu diversas lideranças, para dar continuidade aos projetos desenvolvidos em prol dos indígenas. O encontro foi realizado na sala de reuniões das Promotorias de Justiça, contando com a participação, além da Promotora de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, Vânia Cella Piazza, do Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, Marcelo José Ferlin D'Ambroso, do Procurador do Ministério Federal, Renato Gomes, juntamente com representantes da Funai, do SENAC, da FASC e outras entidades, além de lideranças indígenas.

A Promotora de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó explica que objetivo da reunião é unificar, ainda mais, os trabalhos desenvolvidos com as comunidades indígenas. “Somando esforços, cada qual atuando em sua área, obtemos resultados mais positivos”, destaca Vânia Cella Piazza, lembrando que todas as entidades envolvidas já trabalhavam em defesa dos direitos indígenas, com projetos isolados. “O que fazemos aqui é a unificação desses trabalhos, numa parceria fortalecida”, conclui a Promotora.

Para o Procurador do Ministério Federal, a unificação desses trabalhos tem apresentado destacáveis resultados. Sobre isso, Renato Gomes cita a conscientização dos pais indígenas sobre a importância da educação e do combate à evasão escolar, uma das atividades realizadas pela 3ª Promotoria da Infância e Juventude. O Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, Marcelo José D'Ambroso, enfatizou, durante a reunião, a importância do resgate histórico das tradições indígenas, paralelamente à inclusão das comunidades, na sociedade em que vivem. Neste sentido, o trabalho unificado terá continuidade, com o compromisso reafirmado por todas as entidades envolvidas.