quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ministério Público brasileiro lança campanha "Passado sujo não dá futuro. Vote limpo".

O combate à corrupção no meio político e público é o objetivo principal da campanha "Passado sujo não dá futuro. Vote limpo". O lançamento oficial da campanha, em nível nacional, será nos dias 23 e 24 de setembro, durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), em Salvador-BA, dentro de uma campanha maior de combate à corrupção -, "O que você tem a ver com a corrupção?" - lançada em 2008, em Santa Catarina.

A "Passado sujo não dá futuro. Vote Limpo" é uma das táticas do CNPG e da coordenação nacional da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" para conscientizar adolescentes que votarão pela primeira vez. O Ministério Público Brasileiro dá dicas de como os eleitores podem avaliar os candidatos e estabelece canais diretos para a população denunciar crimes eleitorais. A deflagração dessa campanha foi acordada no 1º Encontro dos Co­ordenadores Estad­uais, realizado em Vitória-ES, em março de 2010.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve, ainda, a campanha "Seja um eleitor ficha limpa!", lançada oficialmente nesta terça-feira (21/9). A campanha do Ministério Público Catarinense tem como objetivo alertar que voto não se compra só com dinheiro, mas também com cesta básica, promessa de emprego, exame médico, material de construção, passagem, combustível, medicamento e outros "favores". E também que vender voto é crime, da mesma forma que comprar. Conheça a campanha de catarinense aqui!

Campanha Nacional

O diálogo e a conscientização são os principais motes do Ministério Público na campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". O Ministério Público do Brasil busca estimular a participação da sociedade no combate à corrupção e a impunidade. Além disso, a campanha contra a corrupção atua com o público infanto-juvenil, incentivando a honestidade e a transparência dos jovens. Com isso, o Ministério Público Brasileiro espera criar uma consciência e uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor.

A campanha conta com diversos parceiros, que acreditam na possibilidade de se criar uma cultura de valores morais e de solidariedade para com o próximo, educando as novas gerações para o exercício da cidadania. Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção, mas a sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante, exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle. Sendo assim, a campanha continuará em busca da consolidação de novas parcerias, visando ao alcance de seus objetivos e à divulgação de seus ideais, certa de que um futuro melhor poderá ser construído em nosso país.

"O que você tem a ver com a corrupção?" é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e deflagrada pelo Ministério Público Brasileiro. Para combater a corrupção, o Ministério Público estabelece parcerias com organizações públicas e privadas. A campanha ampliou sua atuação em todo o país, com procuradores e promotores de Justiça atuando na mobilização de empresários, ONGs e representantes de diversos setores da sociedade com para diversificar o alcance da ação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC