segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ministério Público confirma no TJSC pronúncia de acusados de crime de tentativa de homicídio qualificado.

O Ministério Público de Chapecó confirmou no TJSC a pronúncia dos acusados João Inocêncio da Silva, Vilso Dutra e Valtoir Dutra pela prática de tentativa de homicídio qualificado pela tortura/crueldade (pois os acusados atingiram a vítima com reiterados socos, chutes, golpes com capacete e outros instrumentos contundentes, fazendo-a padecer e sofrer desnecessariamente), praticado contra a vítima Vilson dos Santos, em fato ocorrido na madruga de 10 de outubro de 2009, na rua em frente ao Clube da Amizade, centro, na cidade de Chapecó-SC.

Os três acusados serão submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri da Comarca, sendo que o comportamento homicida deles será decidido pelo Conselho de Sentença, formado por sete pessoas da sociedade.

O Ministério Público também pretendeu a inclusão da qualificadora do meio que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, pois atacada por um grupo de pessoas e inclusive porque foi violentamente agredida enquanto já estava caída, mas essa segunda qualificadora não foi aceita pelo Juiz da Comarca e pelo Tribunal de Justiça.

O processo agora retornou à Comarca de Chapecó e aguarda a manifestação da Promotora de Justiça que atua no caso. Também serão ouvidos os advogados de defesa e então será designada data para o julgamento.

O Homicídio não se consumou por razões alheias à vontade dos acusados. Para a vítima Vilson dos Santos resultaram gravíssimas seqüelas físicas e mentais.

O fato ganhou notoriedade nacional, pois toda a ação dos criminosos foi filmada e acompanhada pelas câmeras de vigilância instaladas nas ruas próximas do local dos fatos.

Processos relacionados: 2010.024853-9 (no TJSC) e 018.09.021477-0 (na Comarca de Chapecó).

Clique aqui e acesso o vídeo das câmeras de vigilância.