quarta-feira, 13 de abril de 2011

MPSC: Programa "Recuperando a natureza com o pequeno agricultor"

O Ministério Público de Santa Catarina lançou, nesta quarta-feira (13/4), a cartilha ambiental "Recuperando a natureza com o pequeno agricultor". A cartilha ambiental é voltada à proteção das áreas de preservação permanente existentes no entorno dos cursos d'água em pequenas propriedades rurais. Essas áreas representam mais de 90% das áreas de plantio no Estado.


Na solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, destacou que o lançamento da cartilha é um exemplo do perfil diferenciado da atuação do Ministério Público catarinense na área ambiental. "A preocupação da Instituição é não apenas com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas também com a manutenção das atividades da agricultura familiar, que fixa o homem no campo e lhe traz dignidade", disse, lembrando dos problemas causados pelo êxodo rural, como a favelização das grandes cidades.

O Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC, Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto, salientou que a conscientização dos pequenos agricultores é o caminho para a recuperação das matas ciliares. A supressão irregular da mata ciliar e o uso inadequado desse espaço protegido causa assoreamento, poluição dos rios e a perda da terra para a agricultura, através da erosão. Para Souto, somente será possível a recuperação ambiental das áreas desmatadas no entorno dos cursos d'água nos mais de 120 mil minifúndios do Estado se houver a iniciativa do próprioagricultor. Na sequência do evento, o biólogo e professor Ademir Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos autores da cartilha, proferiu palestra sobre as técnicas de recuperação das Áreas de Proteção Permanente.


Redação: Comunicação Social MPSC.