terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Acusado de duplo homicídio recebe pena de 38 anos de reclusão em Chapecó

Valderi Bonfim foi condenado, em 17 de dezembro de 2009, pelo Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó a 38 anos e 10 meses de prisão. A pena foi aplicada pelos homicídios de Eloir José Rodrigues da Costa e Cristiane de Fátima dos Santos Taffarel, qualificados pelo motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, além do porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a denúncia, o crime ocorreu em na madrugada de 1º de junho de 2008, no interior da residência das vítimas, no bairro Quedas do Palmital, Município de Chapecó. Na ocasião, o réu Valderi Bonfim, fazendo uso de arma de fogo, que tinha consigo sem o devido porte, matou as duas vítimas. O crime foi qualificado pelo emprego de recurso de dificultou a defesa dos ofendidos, que não tiveram oportunidade de defesa e foram assassinados durante a madrugada, Cristiane foi morta ao abrir a porta e Eloir enquanto dormia. O motivo dos homicídios foi um desacerto quanto ao comércio de drogas ilícitas e de "queima de arquivo".

Participaram do julgamento da sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Chapecó, os Promotores de Justiça Andréia Fávero e Júlio André Locatelli. A decisão judicial, após término da quesitação dos jurados, foi promovida pelo Juiz Jéfferson Zanini, acolhendo integralmente os termos da denúncia, e estabelecendo, ao final, a pena de 38 anos e 10 meses de reclusão (pela prática dos crimes de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo), com fixação do regime inicial fechado e sem direito de recorrer em liberdade.