sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Inquérito Civil que apura as deficiências na segurança pública de Concórdia tem novos desdobramentos

As quatro promotorias de Concórdia, todas responsáveis pelo inquérito civil que apura as deficiências na área de segurança pública do município sede da comarca, tiveram de expedir novo ofício dirigido à Secretaria de Estado da Segurança Pública requisitando informações, visto que a resposta anterior, recebida em 19 de janeiro de 2010, mostrou-se incompleta, deixando de trazer vários dos dados necessitados pelo Ministério Público.

Não obstante, a resposta, embora parcial, já foi suficiente para demonstrar que existe uma enorme discrepância entre o aparelhamento policial de Concórdia e de outras comarcas de igual ou menor porte.

Por exemplo: enquanto Concórdia conta com 2 Delegados de Polícia na ativa (um deles Delegado Regional), Rio do Sul e São Miguel do Oeste, municípios de porte igual ou menor, possuem, respectivamente, 6 e 5 autoridades policiais em atividade. Além disso, ao contrário de Concórdia, essas duas comarcas contam com uma central de investigação destinada exclusivamente à apuração de infrações penais.

O próximo passo, após o recebimento das informações, é identificar o porquê da discrepância e tentar, se possível, solucioná-la.