Ainda nos últimos dias de dezembro Maurício Duarte Monteiro, acusado do crime de tráfico de drogas na Comarca de Seara, foi condenado pelo Juiz de Direito Rafael Germer Condé à pena de 4 anos e 2 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado.
Condé considerou a espécie da droga (crack), que tem alto grau de nocividade, e a quantidade (58,24 g) para aumentar a pena acima do mínimo legal.
Maurício está preso desde o dia 23 de abril de 2009, quando foi flagrado trazendo a droga de Chapecó para Seara, para posterior revenda na Boate do Gordo, casa de prostituição já desativada pela Polícia. Maurício havia escondido a droga nas margens da SC 283 para posterior entrega a Gordo.
Da sentença cabe recurso de apelação, mas o réu deverá continuar preso. Se confirmada a sentença, Maurício ficará na prática preso por aproximadamente 1 ano e 6 meses até obter o direito ao regime aberto, em que passará a prestar serviços à comunidade até resgatar o total da pena.
O Juiz Rafael Condé aplicou ao réu também multa de R$ 7.750,00, que será cobrada pelo Ministério Público depois da liberação do réu.