quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Blogs das Promotorias: há três anos, um jeito diferente de dialogar com o cidadão catarinense

Três anos depois de iniciada, o blog como ferramenta de aproximação com o cidadão é uma experiência que deu certo no Ministério Público de Santa Catarina: já são 17 os blogs mantidos pelas Promotorias de Justiça, que os consideram uma importante ferramenta para melhor atender as necessidades da população. Os blogs complementam uma linha de atuação institucional que já conta com outros canais não tradicionais para dialogar com o público do MPSC: um canal de vídeos no YouTube e um Twitter.

Enquanto o YouTube e o Twitter integram projetos de cidadania desenvolvidos pelo MPSC a partir de 2008, os blogs começaram a surgir em 2007, por iniciativa individual das Promotorias, interessadas em conhecer melhor a sua comunidade. Hoje, além de conteúdos próprios, os blogs das Promotorias de Justiça incorporam vídeos e notícias da Instituição em suas páginas, regionalizando e ampliando a publicação. O resultado nas Comarcas foi um aumento na procura pelos serviços do Ministério Público, com inúmeros casos de denúncias recebidas a partir dos blogs (e apuradas) e também muitas mensagens deixadas pelos leitores, propiciando um retorno sobre a atuação do MPSC.

"Eu sempre fiz enquetes pelo blog perguntando qual o principal problema nos bairros da cidade. As pessoas votavam e isso fazia parte do meu plano de atuação na Promotoria", ilustra o Promotor de Justiça Márcio Conti Júnior. Com o Blog da 1ª Promotoria de Justiça de Joaçaba, com atuação na defesa do meio ambiente, do consumidor e da infância e juventude, ele abriu caminho, de forma pioneira, para essa nova forma de dialogar com o cidadão: contando a ele o que o Promotor de Justiça estava fazendo pelos seus direitos, chamando sua atenção para o exercício da cidadania e procurando saber o que ele via de errado no seu entorno.

"Conversando com as pessoas percebemos que elas não sabiam o que fazíamos", explica o Promotor Giovanni André Franzoni Gil, que criou o mais recente blog das Promotorias, o blog coletivo da Comarca de Concórdia, junto com os Promotores Eduardo Chinato Ribeiro, Luís Suzin Marini Júnior e Renee Cardoso Braga, contemplando todas as áreas de atuação do Ministério Público na Comarca. "Nosso objetivo é que a comunidade possa saber o que estamos fazendo", complementa.

Quando o blog foi criado, em 14 de julho de 2010, as Promotorias informaram a imprensa, as Prefeituras da região e representantes do comércio e da sociedade. Um mês depois, quase 300 visitas ao blog já haviam sido contabilizadas. Na intenção de orientar a população, são publicadas informações como as do post "Violência doméstica - o que fazer?", do dia 28 de julho. Como os demais blogs, o de Concórdia recebe comentários e sugestões. "Nosso fim é informar e interagir mais com a sociedade", avisam os Promotores no post de abertura do site.


Questões importantes à população são publicadas

Para manter as páginas atrativas, além de promover a interatividade, as Promotorias utilizam recursos de imagem, áudio e vídeo, muitas vezes ilustrando de forma didática os conteúdos e procurando fornecer dicas e links úteis aos leitores. Uma atividade de cunho educativo e envolvente, segundo descrevem os "blogueiros", mas que requer tempo.

"Eu costumo alimentar o blog nos finais de semana, em casa. Quero procurar uma forma de publicar mais conteúdos, sem prejuízo ao trabalho da Promotoria", relata o Promotor Rosan da Rocha, da 6ª Promotoria de Balneário Camboriú - que atende as áreas de direitos humanos, cidadania, consumidor e fundações. Ele procura selecionar questões inusitadas ou que tenham um grande número de beneficiados para o blog. "O blog dá ao cidadão condições de saber que o Ministério Público atua em assuntos que ele desconhecia", considera o Promotor, que criou também o Twitter da 6ª Promotoria.


Relacionamento com a imprensa e muitos acessos

Assim como ocorreu em Joaçaba e Balneário Camboriú, os profissionais da imprensa da região de Seara também já se habituaram a ler diariamente o blog da Promotoria, que é única e atua em todas as áreas. Ao dar transparência aos feitos do MPSC, os sites são também fonte de notícias. "Muitas vezes temos várias pessoas para serem atendidas aqui na Promotoria. É resultado de uma informação publicada no blog e que também alcançou mais pessoas por virar notícia na imprensa", conta o Promotor Eduardo Sens dos Santos, da Comarca de Seara, que comemora dois anos de blog e 75 mil acessos.

"O blog permite que a gente direcione o trabalho da Promotoria. Às vezes publico informações sobre direito da família e percebo que muitos não sabem que o Ministério Público também atua nessa área. Então muitas pessoas vêm nos procurar", revela Santos. O Promotor usa uma ferramenta que gera dados sobre os acessos e já descobriu, por exemplo, leitores frequentes de Portugal, Espanha e Estados Unidos, além de outros países e vários Estados brasileiros. O blog da Promotoria de Justiça de Seara conta com média de 100 a 120 acessos por dia. O perfil do leitor, traçado no início desse ano, mostra que 23% são advogados, 14% são funcionários públicos, 11% são agricultores, empresários ou estudantes, 9% trabalham no comércio e 6% são professores.


Blogs coletivos apresentam o trabalho do MP em todas as áreas

O blog coletivo que representa a atividade do maior número de Promotorias é o de Joinville, onde são divulgadas as ações de 19 Promotores de Justiça. O primeiro blog de Joinville foi criado pelo Promotor Milani Maurílio Bento, no início de 2009, representando a 1ª Promotoria, com atribuições na área criminal, e tornou-se coletivo em junho do ano passado.

Ele lembra que a divulgação da atuação do Ministério Público pelo blog ajudou até a esclarecer crimes: ao informar sobre uma ação criminal contra um estelionatário, uma vítima o reconheceu e prestou informações ao Promotor sobre outro golpe que ele havia aplicado. "Nós queríamos compartilhar com a comunidade nosso trabalho, e funcionou", atesta Bento.


Para se comunicar com o cidadão pela Internet, o MPSC também tem:
Site institucional, que reúne informações sobre as atividades da Instituição, Promotorias e Procuradorias,Diário Oficial Eletrônico, Portal Transparência, processos seletivos, notícias, campanhas, publicações institucionais (livros, relatórios, guias, manuais,panfletos), telefones para contato e a
Oferece vídeos que ensinam ao cidadão sobre os seus direitos, explicam como o Ministério Público atua para defendê-los e como falar com as Promotorias, que integram o projeto de educação para a cidadania denominado VideO Seu Direito.
Atualizado diariamente com um resumo das notícias produzidas pela Instituição, dando conta ao cidadão dos resultados da atuação do Ministério Público.